Raul Domingos: conselheiro

Raul Domingos: conselheiro – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, nomeou hoje Raul Manuel Domingos, antigo “número dois” da RENAMO, principal partido da oposição, conselheiro do Estado, anunciou, em comunicado, a Presidência da República.

A nota, cuja cópia foi enviada ao Redactor, refere que o antigo negociador-chefe da RENAMO na busca da paz obtida em Roma em 1992 ao cabo de 16 anos de guerra civil vai substituir o falecido líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, Daviz Mbepo Simango, que morreu vítima de doença a 22 de Fevereiro deste 2021.

Durante muito tempo Raul Domingos foi considerado “número dois” da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), antes de ser expulso do partido, na sequência de desinteligências com o falecido líder da organização, Afonso Macacho Marceta Dhlakama.

Raul Domingos e Afonso Dhlakama entraram em conflito no contexto da crise política que se instalou no país, na sequência da recusa da RENAMO em aceitar a derrota nas eleições gerais de 1999.

Após a expulsão da RENAMO, Raul Domingos fundou o Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD), que nunca conseguiu entrar na Assembleia da República.

Afonso Dhlakama morre enquanto negociava com Raul Domingo o regresso deste à RENAMO.

Foram mal sucedidos os esforços de Raul Domingos para convencer a actual direcção da RENAMO para reintegrar o partido que ajudou a consolidar e que chegou a chefiar a respectiva bancada na Assembleia da República.

Desencantado com o que em declarações prestadas ao Redactor Raul Domingos rotulou de “destrato” por parte da actual liderança da RENAMO, o antigo “número dois” da “perdiz” afiançou não mais estar interessado em aderir ao partido hoje presidido por Ossufo Momade.

Ao que apuramos, nos dias que correm Raul Domingos tem estado mais empenhado em actividades empresariais do que políticas.

“Ele está praticamente 60 por cento empresário e 40 por cento político”, disse, recentemente, ao Redactor, um confidente de Raul Manuel Domingos. (Raul Domingos: conselheiro)

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *