Reino Unido desaconselha

Reino Unido – Depois dos Estados Unidos da América e do Canadá, esta quarta-feira coube a vez do Governo do Reino Unido lançar um alerta a desaconselhar todas as “viagens não essenciais” pelas estradas do Centro de Moçambique, onde diversas viaturas têm sido alvo de ataques armados desde Agosto.

O alerta publicado no portal do Governo “desaconselha todas as viagens não essenciais na Estrada Nacional 1 (EN1) entre Inchope e a localidade de Gorongosa e na Estrada Nacional 6 (EN6) entre Tica e Inchope”.

Aqueles troços de estrada têm sido palco de ataques armados atribuídos pelas autoridades a guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e que desde Agosto já provocaram 10 mortos e vários feridos.

O partido RENAMO afasta-se dos incidentes e diz estar a cumprir as acções de desarmamento que constam do acordo de paz de 06 de Agosto, mas um grupo de guerrilheiros dissidentes permanece entrincheirado na região, reivindicando melhores condições de desmobilização.

O alerta do Reino Unido surge depois de os Estados Unidos e Canadá também terem actualizado nos últimos dias alertas a desaconselhar viagens por terra em Moçambique, no caso, na região de Cabo Delgado, afectada por ataques armados junto às principais estradas do Norte da província.

“Evite todas as viagens nos distritos de Ancuabe, Ibo, Macomia, Meluco, Mocímboa da Praia, Muidumbe, Nangade, Palma e Quissanga por causa de confrontos entre grupos armados, as forças da ordem e residentes”, assim se dirigiu, esta terça-feira, em aviso expresso, plasmado no portal do Governo do Canadá.

No resto da província devem ser evitadas “todas as viagens não essenciais devido à situação de segurança instável”, acrescenta.

Na última semana, a embaixada dos Estados Unidos em Moçambique também atualizou um aviso que desaconselha visitas àquela província.

As regiões do Centro e Norte de Moçambique são palco de confrontos militares entre tropas do Governo e homens armados.

(Correio da manhã de Moçambique)

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *