Robert Mugabe foi um rapper

Robert Mugabe foi um rapper – Dirijo uma micro, talvez pequena, mas o certo é que não está acima do grupo das médias empresas de comunicação social de Moçambique, e neste percurso tenho lidado com diversas pessoas.

Tendo em conta o nível minúsculo da nossa organização, sempre que entra ou pretender entrar um novo colaborador tenho tido oportunidade de interagir directamente com o candidato, antes e/ou depois da entrevista formal com a pessoal responsável pelos Recursos Humanos.

Tratando-se de uma empresa de media, para quem quer ser jornalista o domínio de elementos básicos relacionados com Cultura Geral é fulcral, daí que a conversa com o Editor gira, invariavelmente, em torno desta matéria.

Sei que muitos se escandalizaram quando muito recentemente uma “apresentadora” de um dos numerosos canais de tv locais “atribuiu” o estatuto de “cidade” à província de Gaza e outra “colocou” a nortenha Ilha de Moçambique na província meridional moçambicana de Maputo.

Presumo serem ambas “licenciadas” por essas também numerosas “faculdades” que abundam por este Moçambique. No mínimo, essas “apresentadoras” terão “concluído com sucesso” a 12ª classe.

Nos pontapés que a vida me tem providenciado já acompanhei um discurso de um director distrital de Educação – imagine-se o seu nível académico por este ostentado – reportando, em discurso escrito, num evento orientado por um seu superior hierárquico, repetindo que nas ZIP´s (Zonas de Influência Pedagógica) sob sua gestão existiam muitas crianças a estudar “ao ar lento”, por insuficiência de salas para o efeito.

Nas conversas que tenho travado com alguns candidatos a colaboradores da nossa organização já ouvi uma séria de baboseiras, tais como as de que o distrito de Inharrime está na província central da Zambézia, quando na verdade está em Inhambane (Sul).

Os monumentos à ignorância não são apenas estes. Já ouvi candidatos a jornalistas dizendo que Robert Mugabe foi rapper sul-africano, Agostinho Neto um exímio ciclista português, enquanto que Oliver Tambo foi uma kudurista congolês…

Um colega já em exercício num canal de tv me perguntou, na semana passada porque a Frelimo escreveu no dístico principal da sua reunião na Matola “IV Sessão Ordinária do Comité Central”. Espantado, indaguei o motivo da pergunta ao que ele retorquiu com outra pergunta: “afinal não é quarta sessão? ”, deixando entender que a numeração romana nada lhe diz.

Um aspirante a colega na Redacção deste jornal que existe desde 1996 já se “arrumou” com bloco de notas, caneta e gravador para “ir receber” Amílcar Cabral no Aeroporto Internacional de Mavalane…

Acredito que os que estudaram quando na segunda classe o aluno “brincava” com numeração romana – aliás, o meu colega não sabia que 1, 2, 3 e por aí fora é numeração árabe – pode pensar que o que está escrito nos parágrafos anteriores são exageros, mas é a pura realidade que campeia na nossa sociedade nos dias de hoje, onde abunda o elogio ao analfabetismo e até ao boçalismo e à falta de cultura de aprendizagem e humildade.

REFNALDO CHILEGUE

Este artigo “Robert Mugabe foi um rapper”  foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 28 de Maio de 2021, na rubrica de opinião denominado TIKU 15

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *