Sair da zona de conforto
Sair da zona de conforto – O Standard Bank, em parceria com a Lionesses of Africa e a Embaixada do Reino dos Países Baixos em Moçambique, promoveu, recentemente, a primeira edição do ano do Lioness Lean In Live Webinar, um evento virtual de partilha de experiências e estabelecimento de parcerias no ramo empresarial entre mulheres empreendedoras.
Na sua intervenção de abertura, a gestora sénior do Africa China Banking no Standard Bank, Tanuja Viriato, considerou que o Lioness Lean in Breakfast tem contribuído para o surgimento de novas empreendedoras, bem como para o crescimento das que já estão no mercado.
“Os produtos e serviços das mulheres empreendedoras moçambicanas têm estado a penetrar não só o mercado nacional, mas também o regional, e isso é sinal de crescimento e demonstra que esta iniciativa é relevante”, realçou Tanuja Viriato.
Por sua vez, a fundadora e directora executiva da Lionesses of Africa, Melanie Hawken, instou às participantes a abandonar a zona de conforto e a apostarem na inovação para poderem destacar-se no mercado.
“O crescimento só começa quando saímos da nossa zona de conforto e começamos a traçar novas estratégias para enfrentar os desafios que nos impedem de dar o primeiro passo. Igualmente, temos de ser assertivas nas abordagens e termos foco durante a jornada empreendedora”, disse Melanie Hawken.
Na ocasião, o responsável da Área de Cooperação na Embaixada do Reino dos Países Baixos em Moçambique, Marteen Rusch, realçou a importância da iniciativa que, na sua opinião, tem potencial para promover o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo feminino no País.
“Priorizamos a rapariga e a mulher em todas as nossas intervenções e é neste âmbito que apoiamos várias iniciativas de promoção do empreendedorismo feminino em Moçambique. Por isso, esperamos que as conquistas e experiências partilhadas pelas oradoras sirvam de inspiração para as demais mulheres. Por estarmos no mês da mulher, é, também, importante que reflictamos sobre os desafios que estas enfrentam no seu dia-a-dia”, referiu Marteen Rusch.
O evento teve como oradoras Gércia Sequeira (ITIS – Instituto de Tecnologias, Inovação e Soluções), Taciana Lopes (Escritório de Advogados LTPA e Mozambique Women of Energy) e Yolanda Matine (Azura), para além de Anna Karina de Sousa (Executive Nails), Sofia Maquile (Smaq) e Aurora Matavel (SCS) que, na qualidade de expositoras, falaram sobre os seus produtos e serviços.
Tanuja Viriato, gestora sénior do Africa China Banking no Standard Bank
Jurista na área de energia, Taciana Lopes é fundadora do escritório de advogados TPLA, focado em projectos de energia e de infraestruturas com grande foco em questões ambientais, alterações climáticas, desenvolvimento sustentável e aspectos ligados ao conteúdo local.
“Trabalhamos, essencialmente, com projectos de geração de energia eléctrica, gás e petróleo na bacia do Rovuma, mas tentamos trazer uma perspectiva de sustentabilidade, na forma como prestamos o nosso aconselhamento jurídico. Decidimos que queríamos ser um escritório jovem e inovador, por isso só contratamos jovens, muitos dos quais formados por nós”.
Há alguns anos, e como resultado do contacto com mulheres que actuam na área de energia, Taciana Lopes esteve por detrás da criação da Mozambique Women of Energy, “uma plataforma de mulheres defensoras dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, concretamente os relativos ao Acesso Universal à Energia Para Todos (número 5) e à Igualdade e Equidade de Género (número 7)”. (Sair da zona de conforto)
Redactor