Santo Padre incoerente

Santo Padre incoerente nas suas opções em situações similares. Não vai receber o Secretário de Estado norte-americano, MichaelRichardPompeo (Mike Pompeo), que inicia hoje uma visita à Itália, alegadamente para não interferir na campanha eleitoral nos Estados Unidos da América, que vão a eleições em Novembro deste 2020

A decisão do Papa Francisco, que em 2019 visitou Moçambique em plena campanha eleitoral (04/07 de Setembro), surge numa altura em que os Estados Unidos criticam a abordagem do Vaticano à República Popular da China.

Papa Francisco, que já recebeu Pompeo em Outubro do ano passado, não recebe personalidades políticas durante as campanhas políticas, para evitar qualquer tipo de instrumentalização, segundo argumentos oficiais do Vaticano.

No entanto, o Correio da manhã sabe que o candidato presidencial norte-americano Joe Biden vai reunir-se com o secretário de Estado e número dois do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Gallagher.

Durante a visita à Itália, que decorrerá de 29 a 30 deste Setembro, Pompeo falará na Embaixada dos Estados Unidos no decorrer do simpósio organizado pela Santa Sé sobre o Avanço e a Defesa da Liberdade Religiosa por Meio da Diplomacia.

O secretário de Estado abordará também um dos temas mais espinhosos que provocaram um distanciamento nas relações entre os Estados Unidos e o Vaticano: a aproximação da Igreja com a China.

A visita do Santo Padre Papa Francisco em plena campanha eleitoral suscitou alguma polémica por parte de alguns sectores em Moçambique, mas aparentemente tudo teve um final feliz e o Sumo Pontífice conviveu, publicamente, com os três principais políticos de Moçambique, nomeadamente os presidentes do partido Frelimo, no poder, Filipe Nyusi, da RENAMO, principal organização oposicionista, Ossufo Momade e da terceira forca política com representação no Parlamento, o MDM, Daviz Simamgo.

A visita do Santo Padre a Moçambique foi a segunda de um líder máximo da Igreja Católica, depois da deslocação, em 1988, do então Sumo Pontífice João Paulo II.

(Correio da manhã de Moçambique)

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *