Sapo vai fechar

Sapo  – O portal Sapo Moçambique, sucursal moçambicana da empresa portuguesa Altice, está de malas aviadas e deverá fechar as portas em Maputo já no último dia de Setembro próximo, conforme apurou o jornal Correio da manhã.

Altice, maior e único agregador de conteúdos, produtos e serviços, no país, decidiu cessar todas as actividades no mercado moçambicano no próximo mês fim de Setembro deste 2020, depois de 11 anos de actividade.

Segundo fonte próxima da empresa, os gestores portugueses justificam que “não querem mais continuar a operar no mercado africano, nomeadamente em Moçambique, Angola, Cabo Verde e Timor Leste”.

No entanto, o argumento não é digerido por alguns dos colaboradores da antiga Portugal Telecom em alguns países atingidos por esta mexida e que estarão em vias de engrossar o contingente de desempregados, porque, argumentam.

Esses cépticos ante o fechamento das actividades em perspectiva alegam que “a empresa é das que mais factura em publicidade, sobretudo nesta fase de pandemia”.

Um dos potenciais afectados pelo encerramento do Sapo em África comentou acreditar mesmo existirem “outros factores e não os comerciais ” na base do encerramento, porquanto “a empresa nunca teve problemas financeiros, dificuldades no pagamento de salários e cumprimento de outras obrigações”.

Um dos dois colaboradores do Sapo em Moçambique confirmou que efctivamente o portal vai fechar no fim de Setembro, depois de 11 anos de actividade no país, “a fornecer variadíssimos conteúdos”.

“Pouco se sabe dos reais motivos da retirada. Parece que tudo tem a ver com uma mudança de mãos de acções no Grupo Altice [em Portugal]”, aventou o nosso informante, enfatizando desconhecer os contornos da operação.

“O Sapo era um portal muito importante há uns anos, mas hoje pouca gente liga nela por aqui, presumo que a tendência em Moçambique, Angola, Cabo Verde e Timor Leste também seja de menos visitas ao site”, presumiu um jornalista português especialista em assuntos dos países da Comunidade Portuguesa de Língua Portuguesa (CPLP), ouvido pelo Correio da manhã.

Em Timor Leste o Sapo “praticamente cessou” a sua actividade há bastante tempo. “A haver algo [encerramento] será um acto meramente formal”, ajuntou outra fonte.

A maior presença do portal Sapo no mercado africano era em Angola, onde a companhia chegou a ter um efectivo de 15 colaboradores, de acordo com as nossas fontes.

A Altice Portugal, anteriormente denominada Portugal Telecom, é um conglomerado de média e a maior empresa de telecomunicações em Portugal. A actividade da empresa abrange todos os segmentos do sector das telecomunicações: negócio fixo, móvel, multimédia dados e soluções empresariais

(Correio da manhã de Moçambique)

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *