Taxa de desemprego [quase] estável na África do Sul

Taxa de desemprego manteve-se estável na África do Sul, no terceiro trimestre deste ano, situando-se nos 31,9%, uma queda de zero ponto sete percentuais em relação ao segundo trimestre, segundo dados avançados, esta terça-feira (14 de Novembro) pelo Instituto de Estatísticas, Stats SA.

Em comunicado, a Stats SA diz que, no terceiro trimestre, o número de desempregados diminuiu de 72 000 para 7,8 milhões, enquanto o número de empregos aumentou em 399 000, totalizando 16,7 milhões de pessoas empregadas, contra os 16,3 milhões no segundo trimestre.

O Instituto de Estatísticas da terra do Rand revela ainda que o número de pessoas que não eram economicamente activas, no período em análise, diminuiu 160 000 para 13,1 milhões.

Sobre o desemprego na camada jovem, o Stats SA indica que o emprego dos jovens aumentou 1,9 pontos percentuais mas ressalva que “a percentagem de desemprego das pessoas entre os 15 e 34 anos ainda é muito elevada, situando-se nos 43,4% depois de ter atingido 45,3% no segundo trimestre”.

Em termos reais, o número de jovens desempregados diminuiu 174 000 para 4,6 milhões, enquanto o número de jovens empregados subiu 237 000 para 6 milhões.

Na África do Sul o sector formal representa 64,9% do total de empregos.

O governo sul-africano, através da Ministra na Presidência, Khumbudzo Ntshavheni, considerou que os dados tornados públicos pela Stats SA “reflectem uma tendência positiva e encorajadora para a força de trabalho do nosso país” para depois acrescentar que “o ligeiro, mas notável aumento do emprego e a diminuição das taxas de desemprego reflectem os nossos esforços concentrados para enfrentar o desafio do desemprego”.

A Ministra Ntshavheni acrescentou que “os resultados são uma prova dos esforços de colaboração dos sectores público e privado, bem como do trabalho árduo e da dedicação dos nossos cidadãos”.

RAULINA TAIMO, correspondente na África do Sul

https://bitly.ws/ZxXe

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *