UE apoia a estruturação do sector cultural em Moçambique
CULTIV’ARTE é o projecto de fortalecimento do sector cultural em Moçambique que conta com o apoio da União Europeia no valor de cinco milhões de euros (equivalente a cerca de 34 milhões de meticais).
A iniciativa, com a duração de quatro anos, visa aumentar a contribuição do sector cultural para o desenvolvimento social e económico, especialmente para os jovens e as mulheres como motores de mudança.
O projecto CULTIV’ARTE pretende também reforçar a governação e profissionalização do sector, incluindo a utilização de tecnologias digitais, através do reforço das competências dos recursos humanos.

Outra prioridade consiste em apoiar a cooperação e a criação de redes de operadores culturais de âmbito nacional e internacional com destaque na região da África Austral e na Europa assim como reforçar as capacidades do Ministério da Cultura e do Turismo e de outros organismos públicos descentralizados, a fim de assegurar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento do sector cultural.
Os beneficiários directos da acção são intervenientes do sector das indústrias culturais e criativas, incluindo as autoridades públicas, empresários criativos, artistas e profissionais da cultura, bem como organizações da sociedade civil.
O projecto é implementado pela Expertise France em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo.
MULENGANDARE NDINE