Virgília Matabele (1952-2022)

Virgília Matabele – Os restos mortais de Virgília Bernarda Neto Alexandre dos Santos Matabele, que perdeu a vida este sábado (06Ago2022) devem chegar esta segunda-feira (08Ago2022) a Maputo para serem sepultados na terca-feira na mesma cidade.

Ao que o Redactorapurou, a antiga ministra durante a administração de Joaquim Alberto Chissano, Virgília Matabele, Gila, como era por muitos amavelmente tratada, perdeu a batalha pela vida na madrugada (02h55) deste sábado passado (06Ago2022) em Joanesburgo, depois de longos cinco anos de sofrimento e despesas médicas. 

Gila veio ao mundo a 14 de Agosto de 1952, em Mocuba, na província central da Zambézia, Centro de Moçambique.

De 1985 a 1991 foi chefe do departamento de formação e coordenação internacional na Secretaria de Estado para o Turismo, mais tarde Direcção Nacional do Turismo.

Foi chefe do departamento de recursos humanos do Ministério do Comércio, de 1991 a 1994, ano em que é eleita deputada da Assembleia da República sob a bandeira do partido Frelimo.

Na AR desempenhou as tarefas de vice-chefe da bancada da Frelimo e foi membro da Comissão de Actividades Económicas e Serviços. Foi ainda membro do Comité Central do Partido Frelimo desde o VII Congresso, em 1997. Virgília Matabele foi Ministra da Mulher e Coordenação da Accão Social, de 2000 a 2009. 

Exerceu igualmente os cargos de Deputada e membro da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade; Vice PCA do Instituto Nacional do Turismo (INATUR)

Mais tarde assumiu o cargo de administradora não executiva da Mcel (hoje Tmcel), em substituição de Rosário Mualeia, em virtude da sua renúncia, após ter sido eleito deputado na Assembleia da República.

Redactor

NE:

A Direcção da SOJORNAL manifesta-se profundamente consternada com tamanha perda e inclina-se perante a memória da esposa de um grande amigo desta empresa, o economista António Matabele.

Nesta hora de dor e luto, a Direcção da SOJORNA, dona do jornal REDACTOR e da revista PRESTÍGIO, endereça à família enlutada os seus pêsames por tão dolorosa e irreparável perda.

https://bit.ly/3oc1lWc

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *