Vodacom oferece bibliotecas

A Vodacom entregou, formalmente, esta semana, três bibliotecas e igual número de unidades de ensino, nomeadamente na província nortenha de Tete.

Escola Secundária Kassumbadedza (na cidade de Tete), Escola Primária Completa Samora Machel (em Moatize) e Escola Secundária Vale de Chitima (em Cahora Bassa) são a unidades de ensino beneficiadas pelo gesto desta empresa de telefonia móvel.

As ofertas foram formalizadas entre os dias 21, 22 e 23 de Maio e neste contexto cada escola recebeu da Vodacom uma biblioteca apetrechada, 355 livros de diferentes temáticas, 20 computadores conectados à internet gratuita e ainda um acervo de livros digitais acessíveis.

A cerimónia oficial da entrega das bibliotecas foi dirigida pela Secretária Permanente da província de Tete, Lina Portugal, acompanhada pelo Presidente do Conselho de Administração da Vodacom, Salimo Abdula, pelo Presidente da Fundação Sérgio Gago, quadros da educação, alunos e comunidade no geral.

Salimo Abdula e Lina Portugal, procedendo ao corte formal da fita

“Ao oferecermos estes computadores entramos em linha no processo de digitalização a que o mundo está virado e achamos que a Escola é o lugar certo para iniciarmos esta transição”, disse na sua intervenção no evento, o PCA da Vodacom, Salimo Abdula, apelando de seguida para a maior conservação dos equipamentos oferecidos.

“Esta oferta só valerá a pena se todos empenharmo-nos na conservação do equipamento aqui disponibilizado para que o mesmo possa servir a nós e aos nossos irmãos que ainda vão passar por estas escolas. Vamos usar estes meios para investigar conteúdos didáticos e não para investigar sites que em nada ajudam na nossa vida estudantil”, prosseguiu o empresário.

Salimo Abdula em cavaqueira com a pequenada estudantil

A Secretária Permanente agradeceu o apoio da Vodacom e lançou um apelo para que mais instituições adiram iniciativas como esta.

“É prioridade do Governo criar condições para uma melhor formação nas escolas. A oferta destas bibliotecas vai com certeza elevar a nossa qualidade de ensino aqui na província de Tete e é uma acção que demonstra que as instituições que operam no nosso país estão alinhadas com aquilo que são os desafios do executivo na educação. Parabéns a Vodacom por esta iniciativa”, destacou Lina Portugal.

Para além das bibliotecas apetrechadas, as três escolas beneficiaram de componentes ecológicas para a gestão de resíduos sólidos, uma iniciativa que surge da parceria firmada entre a Vodacom e a Fundação Sérgio Gago.

A foto para ser revisitada no futuro

O objectivo é mostrar aos alunos a importância da mudança de atitude na gestão ambiental.

O “Faz Crescer” é uma iniciativa de responsabilidade social da Vodacom em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINED) visando apoiar o sector da Educação a nível do país. O projecto consiste na reabilitação e apetrechamento de bibliotecas escolares.

Com esta acção, mais de 10 mil alunos dos distritos de Cahora Bassa, Moatize e cidade de Tete já têm acesso a aulas práticas de informática, uma vez que para além de livros diversos, as bibliotecas estão equipadas por computadores conectados à internet.

A doação integra-se no projecto “Faz Crescer” da Vodacom, em parceria com o MINED.

Redacção

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *