Voto selvagem

Todos os cidadãos são chamados para votar em países democráticos e que prezamw pelo respeito da decisão popular. Mas por que voto selvagem e o que seria esse tipo de voto? Como um povo deve votar de forma selvagem e quais as implicações? Podemos ouvir persuasões que tendem a ser assertivas, mas só nós sabemos o que sentimos enquanto cidadãos dependentes de um sistema político obsoleto. O voto selvagem não seria a arma do cidadão, entretanto, sua âncora em busca de si mesmo e ao encontro dos seus princípios citadinos. Nesse voto selvagem, antes de exercer o dever, o cidadão pensará nos acontecimentos do passado que limitaram o exercício do seu direito de manifestação, direito à assistência médica, à educação de qualidade, ao bem-estar social, direito de ir e vir, etc.

Antes das razões do voto selvagem, primeiro é preciso conceituar ou definir o termo. Mesmo para se realizar o enterro, primeiro é a aberta da cova e, posteriormente, busca-se o finado.

O voto selvagem é aquele que o cidadão faz por indignação, votando em qualquer um que desejar não pela competência ou merecimento, mas para punir quem por muitos e longos anos puniu o povo, é uma espécie de voto de retaliação. Este tipo de voto verifica-se em lugares onde o povo está minimamente instruído e com sede de organizar o país, para além de servir de voto que justifica a razão de ser da democracia como alternância do poder. Ele convoca todos os que estão com desejo de mudança.

O voto selvagem é visto em países onde o povo entende o sentido da democracia, do seu papel como cidadão eleitor, da compreensão do sentido da nação e do valor que o voto desempenha na vida das pessoas. O voto selvagem é o melhor voto que até agora não foi descoberto por muitos no nosso país, é o voto do grito de socorro, o voto da abertura das algemas dos 48 anos, o voto da desjaula, o voto em busca de alimentação, o voto do desfavor da mentira compulsiva de quem nos prometeu vida melhor e apenas nos dá o pior dos prometidos. Este voto não é para os encapsulados, todavia, os que sentem o aroma da liberdade e mudança em todas as vertentes rumo à revolução popular.

Potenciais eleitores na fila aguardando a sua vez de votar algures na nova autarquia de Marracuene

Por que o voto selvagem? Para a mudança de políticas públicas, abandonar a política acomodadora para uma política dinâmica, onde os eleitos serão mais educados e respeitosos à decisão popular. O voto selvagem serve de pressão para os próximos pleitos eleitorais. Ele cutuca os políticos e os toma atenção.

O voto selvagem anuncia uma nova era de um povo, um novo ciclo de um povo, uma nova perspectiva de um povo. O voto selvagem serve como uma retaguarda para dizer a quem governará que nós existimos e não brinque connosco. O voto selvagem é uma aula de sapiência empregada no dedo do eleitor. Vote selvagemente, pois o escravo que não fala não merece liberdade.

Como e quando votar selvagemente? Experimente novas cabeças no trono, só você votará assim quando tiver compromisso para este país e, mais do que isso, souber que a sua decisão influenciará nos próximos anos. O voto não garante a vida melhor só por ser voto, mas bem controlado nas promessas das pelos candidatos ajudará a identificar os próximos passos. Assim como existe um aparelho para medir a temperatura dos corpos, a pressão arterial, a velocidade do vento, etc., este voto selvagem será chamado de votímetro, que servirá para medir o nível de capacidade dos que receberão o poder emprestado por cinco anos e quem se identifica com o voto selvagem pode, se não gostar da governação, pedir a retirada do autarcal ou presidente da república em exercício, pois este voto é popular e não manipulado.  Você é e será o que decidirá no dia 11 de Outubro de 2023 até os cinco anos que se seguem. Tenha consciência disso e viva a sua liberdade.

JÚNIOR RAFAEL  *

* jovem nampulense a estudar no Brasil

Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 10 de Outubro de 2023, na rubrica de opinião.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com

Gratos pela preferência

https://rb.gy/21ujt

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *