Paul Kagamé mexe chefias militares em Moçambique

O presidente do Ruanda, Paul Kagamé, na sua capacidade de chefe supremo das Forças de Defesa e Segurança do seu país, acaba de efectuar mexidas na estrutura castrense ruandesa, que inclui a indicação de novos chefes militares destacados em Moçambique.

Efectivamente, o presidente do Ruanda nomeou o Major-General Alex Kagamé como Comandante da Força de Intervenção Conjunta em Moçambique, onde substituirá o Major-General Eugene Nkubito, destacado para dirigir as tropas ruandesas destacadas no Norte de Moçambique, desde Agosto de 2022.

Alex Kagame e Eugene Nkubito estão a trocar de posição, uma vez que quando o segundo regressar ao seu país vai assumir as rédeas como Comandante da 3ª Divisão do exército ruandês.

Noutras nomeações anunciadas esta segunda-feira em Kigali, o Coronel Theodomir Bahizi foi nomeado Comandante do Grupo de Combate em Moçambique, onde as forças de segurança ruandesas estão destacadas desde 2021 para combater os insurgentes islâmicos e restaurar a segurança em Cabo Delgado, a província do Norte de Moçambique.

Foram de vulto as mexidas executadas esta segunda-feira por Paul Kagamé na esfera castrense, pois elas atingiram importantes figuras o aparelho de defesa, militar e de segurança, incluindo a nomeação de um novo Ministro da Defesa e um novo Chefe do Exército.

Com efeito, Paul Kagame nomeou Juvenal Marizamunda como novo Ministro da Defesa, em substituição do Major-General Albert Murasira, e o Tenente-General Mubarak Muganga como novo Chefe do Estado-Maior da Defesa (CDS), substituindo o General Jean Bosco Kazura, que exerce o cargo de Chefe do Exército desde Novembro de 2019.

Na declaração do Gabinete do Presidente, a que o jornal Redactor teve acesso, fica a se saber que o Presidente Kagame promoveu Marizamunda, que até à sua nomeação era o Comissário Geral do Serviço Correcional do Ruanda (RCS), para a pasta da Defesa.

Analistas que acompanham a evolução militar, política e diplomática do Ruanda rotulam de “meteórica” a ascensão do antigo Inspector-Geral Adjunto da Polícia.

Nestas mudanças foi visto ainda o Major-General Vincent Nyakarundi a ser nomeado Chefe do Estado-Maior do Exército, substituindo o Tenente-General Muganga, que é agora o novo Chefe do Estado-Maior da Defesa (CDS).

Antes de ser nomeado, o Major-General Nyakarundi, um militar e diplomata experiente, era o chefe dos Serviços de Informação da Defesa na RDF, onde será agora substituído pelo Coronel Francis Regis Gatarayiha, em funções interinas.

Na mesma esteira, o Presidente Kagame promoveu, também, Augustin Migabo a coronel e nomeou-o comandante adjunto do Comando das Forças Especiais, para substituir o Major-General Ruki Karusisi.

No que se refere às principais mudanças, o Coronel Evariste Murenzi foi nomeado Comissário Geral do RCS, substituindo Marizamunda, enquanto Jean Bosco Ntibitura foi nomeado Director Geral responsável pela Segurança Interna nos Serviços Nacionais de Informação e Segurança (NISS).

Ruanda destacou para Moçambique perto de três mil efectivos para ajudar as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) a combater células armadas extremamente violentas que actuam em Cabo Delgado desde Outubro de 2017, num esforço que conta com a concorrência de efectivos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O combate a estes grupos armados conta, igualmente, com o apoio da União Europeia (UE), que presta assistência militar diversa, incluindo uma verba de 20 milhões de euros, para a força de defesa ruandesa deslocada em Moçambique.

Redactor

Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 07 de Junho de 2023.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

https://bit.ly/41XbJTI

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *