Actos
Já referi e não me cansarei de repeti-lo aqui e em qualquer outro local e forma, porque desejo um futuro feliz aos meus descendentes: são actos que mais contam e não palavras, por mais repetidas que elas sejam.
Muitos dos que hoje estão na idade acima dos 50, pouco ou nunca ouviram falar das palavras COMBATE À CORRUPÇÃO e/ou à FRAUDE, na sua adolescência, mas são íntegros, na sua maioria.
Hoje em quase tudo o que é canto se fala de COMBATE À CORRUPÇÃO e/ou à FRAUDE, mas a integridade é quase uma miragem.
Quando, num dia destes, ouvi, na “rádio-mãe”, o secretário permanente do ministério daqueles livros repletos de erros e imprecisões a usufruir do “tempo de antena” para alertar aos examinandos para evitarem a fraude durante as avaliações finais em curso, por alguns instantes pensei que se tratasse dos chamados memes.
É que, sabido como muitos dos “chefes” de hoje chegaram aos postos que ocupam e neles permanecem, destoa e parece piada e atitude de mau gosto fazer alguns apelos aos outros para determinadas condutas.
Estarão lembrados muitos dos membros da faixa etária dos “entas” que, naqueles tempos sem “tempo de antena” para apelos ao COMBATE À CORRUPÇÃO e/ou à FRAUDE, computadores nem os tristemente famosos “sistemas”, mas com integridade, se fazia exame hoje, seja na escola normal ou na de condução e minutos ou horas volvidas se sabia dos resultados e se obtinha o respectivo certificado.
Hoje, com computadores, sistemas e pouca integridade dura uma eternidade saber do resultado de um simples exame ou resultados de eleições, porque estamos em tempo de COMBATE À CORRUPÇÃO e/ou à FRAUDE.
Imagino o que será desta sociedade, daqui a uns vinte a trina anos e diante, resultado deste “esforço” de COMBATE À CORRUPÇÃO e/ou à FRAUDE.
Estou a falar só!
A MINTHIRU IVULA VULA KUTLHULA MARITO! Os actos valem mais que as palavras! Digo/escrevo isto porque que ainda creio que, como em anteriores desafios, Moçambique triunfará e permanecerá, eternamente.
Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 25 de Novembro de 2023, na rubrica TIKU 15.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Gratos pela preferência
Clique o link, deslize o dedo da direita à esquerda ou clique o comando de “Avanço” no lado direito