Dívida nos 113,7% em 2022
A consultora FocusEconomics prevê que a dívida pública de Moçambique suba de 110,4%, para 113,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, prevendo também um crescimento económico de 3,3% neste e no próximo ano.
“Os preços mais altos das matérias-primas devem apoiar o crescimento daqui para a frente”, lê-se na análise deste mês às economias africanas, enviada esta semana aos investidores e a que a agência Lusa teve acesso.
“No entanto, os altos níveis de dívida pública colocam um forte risco descendentes às perspectivas de evolução económica a curto e médio prazo”, acrescentam os analistas, que antecipam uma evolução crescente da dívida pública, de 110,4% este ano para 112,3% em 2019 e 113,7% em 2021 e 2022.
Sobre o crescimento atual, a FocusEconomics escreve que “os dados preliminares sobre o PIB mostram que a economia perdeu algum fulgor no princípio do ano, com o crescimento a abrandar para os 3,2% no primeiro trimestre, face ao homólogo, depois de no último trimestre de 2017 ter crescido 3,7%”.
As previsões da FocusEconomics surgem numa altura em que o Governo está a estudar a proposta de reestruturação dos títulos de dívida pública feita pelos credores, na sequência da falta de pagamento das prestações que atirou o país para ‘default’ (incumprimento financeiro) e limitou o acesso a financiamento dos doadores e parceiros internacionais.
Redacção