A rede mosquiteira

É Verão. Com as mudanças climáticas, o período chuvoso não tem limites claros como acontecia antigamente, em que se respeitavam as duas estações do ano (Verão e Inverno), das quatro existentes (Verão, Inverno, Outono e Primavera).

O ser humano retira as forças do seu próximo com total segurança e vontade, que, por detrás, clama, lamenta e chora alegando abandono pelas diferentes instituições ou organizações governamentais, esquecendo que por si próprio poderia ajudar para tirar melhor proveito dos bens atribuídos.

O homem adoece e mesmo em situação de precariedade o apoio dado até às unidades sanitárias na busca de melhorias para a sua saúde é insuficiente. É escassa a medicação, incluindo a rede mosquiteira para a protecção contra o mosquito causador da doença. A rede é usada para colocar lixo, perfilando em forma de fardo para adubar machambas, jardins ou canteiros.

Também é usada para vedar o espaço, protegendo pequenas horta das galinhas e outros animais que se alimentam das hortícolas.

Os sintomas da malária não aparecem de imediato. Eles surgem depois de transcorrido o período de incubação.

Não há vacina contra a malária, mas existem várias medidas de protecção individual que podem ser adotadas pela população para reduzir a possibilidade da picada do mosquito transmissor da doença.

O uso de repelente, cortinados e mosquiteiros, redes em portas e janelas, bem como eliminar os charcos de água em quintais contribuem para o combate da doença.

Caro amigo, use a rede mosquiteira na protecção contra o mosquito. O lixo por ele carregado não apanha malária, podendo para o efeito usar-se sacos ou outros meios para simples uso, evitando privar o lixo em redes quando por si próprio pode ser veículo transmissor desta doença.

CÉSAR NHALIGINGA

Este artigo foi publicado intitulado “Solidariedade social” foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 18 de Janeiro de 2024, na rubrica OPINIÃO.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactor favor ligar para ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

https://bitly.ws/39Qdq

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *