Açúcar causa doenças

Açúcar – O seu consumo provoca cancro, doenças cardíacas, renais, diabetes, obesidade, só para citar algumas.

A África do Sul introduziu no ano passado o Imposto de Promoção de Saúde, chamado taxa de açúcar, para desencorajar o consumo de açúcar no país.

Com a taxa de açúcar, o preço de refrigerante foi reajustado em 11% mais caro contra a recomendação de 20% da Organização Mundial da Saúde (OMS).

É um passo considerado importante num país em que muitos gostam de produtos açucarados, embora a maioria também consome bebidas alcoólicas excessivamente, colocando o país no topo dos maiores consumidores de bebidas alcoólicas em África.

Quando era criança, na minha aldeia poucas famílias tomavam chá, apesar da sua venda em diversas medidas ao tamanho de bolso de cliente.

Em casa do meu pai tomava-se chá todas as manhãs, mas as medidas de açúcar nas chávenas eram controladas rigorosamente.

As crianças eram orientadas a pôr uma colherinha e meia de açúcar na chávena e só podiam tomar uma chávena por dia, de manhã, com o pretexto de que o consumo excessivo de açúcar provocava nyongwa – bílis. Mesmo os mais velhos não exageravam. Até hoje mantenho as regras dos meus pais.

O consumo de açúcar ou de produtos açucarados está a ser combatido em quase todos os países mais desenvolvidos numa guerra sem quartel, à semelhança de tabaco. Só que, como sempre, os países em vias de desenvolvimento são lixeiras de produtos derivados de açúcar dos mais ricos. Pouco ou quase nada se faz em África para desencorajar o consumo de produtos açucarados.

Hoje, doenças cardíacas e cancros afectam africanos negros quando no passado eram consideradas doenças de brancos.

Na Europa multiplicam-se campanhas de sensibilização contra o consumo de produtos açucarados.

As crianças são educadas a evitarem o consumo de doces.

Os países africanos estão na sombra.

THANGANI WA TIYANI 

Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, na sua edição de 28 de Agosto de 2019, na rubrica semanal O RANCOR DO POBRE

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Correio da manhã favor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *