As principais resoluções do NEC do ANC

O novo Comité Executivo Nacional (NEC, sigla em inglês) do Congresso Nacional Africano (ANC, idem) realizou uma sessão especial esta segunda-feira (20 de Fevereiro), mas os resultados somente foram divulgados esta terça-feira (21) pelo Secretário-geral da organização, Felix Mbalula.

Fundamentalmente o encontro serviu para a nomeação de quadros para dirigir os vários sectores do ANC, tendo em vista as eleições gerais do próximo ano.

Naquilo que alguns aliados de Cyril Ramaphosa chamam de “promoção proactiva da unidade no seio do ANC”, o NEC foi “buscar” o ex-Ministro da Saúde e candidato derrotado na corrida pela presidência do partido, Zweli Mkhize, para chefiar o Comité de Transformação Social do Partido.

Analistas entendem que a estratégia de Ramaphosa e de seus aliados é aproveitar o “capital político” de Mkhize, sobretudo na conturbada província de KwaZulu-Natal, para cimentar o poder.

O NEC decidiu ainda manter a chefia do Comité de Implantação, responsável por indicar quadros para desempenhar funções a vários níveis, nas mãos de vice-presidente do partido, neste caso de Paul Mashatile, que deve ser nomeado, nos próximos dias, vice-presidente da República da África do Sul.

Frank Chikane, outro “falcão” do ANC, vai assumir o cargo de Presidente do Comité de Integridade, cargo que era exercido pelo veterano Geroge Mashamba. Este órgão deve lidar com o controverso “caso Phala Phala” e o que envolve Zweli Mkhize, ligado a um concurso público que eclodiu nos tempos da Covid-19.

O Comité de Disciplina, que deve lidar com os casos de deputados que desobedeceram a ordem do partido, aquando da votação sobre o relatório da Comissão Independente que analisou ocaso Phala Phala, continua a ser dirigido por Ralph Mgijima, que vai contar com os préstimos dos membros do NEC, Nocawe Mafu e Faith Mthumbi.

Johnny de Lange foi mantido como presidente do Comité de Apelações das decisões do Comité de Disciplina.

Os aliados de Ramaphosa, o ex-secretário do ANC KwaZulu-Natal, Mdumiseni Ntuli, e o ex-Governador de Gauteng, David Makhura, foram nomeados funcionários em tempo inteiro na sede do ANC, a “Luthuli House”.

Makhura é o novo chefe de Educação Política [o primeiro a ser nomeado para o cargo em tempo integral].

Ntuli é o gerente eleitoral do ANC, cargo que o actual Secretário-geral do ANC, Felix Mbalula, ocupou anteriormente.

O NEC do ANC também indicou Mduduzi Manana como o novo chefe de organização e filiação, enquanto Febe Potgieter assume o cargo de chefe de pesquisa.

RAULINA TAIMO, Correspondente na África do Sul

https://bit.ly/3Z52YGp

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *