Circular é campo de tiro?

Circular é campo de tiro dos criminosos? – Há quase duas décadas, os assassinos encomendados para silenciar o jornalista Carlos Cardoso, segundo constou dos autos da matéria criminal tornados públicos, foram testar a arma do crime (uma AK47)  nos espaços do Automóvel Touring Club de Moçambique (ATCM).

Na época, o espaço mostrava traços de algum abandono e era usado como ´corta-mato´ pelos residentes das redondezas que pretendiam chegar à futura circular.

Com os epítetos do desenvolvimento as portas, o último consulado decidiu empreender via endividamento e construiu pelas mãos generosas dos chineses a aclamada estrada circular de Maputo. Um belo e imponente ganho para todos, salvo a excepção.

Entretanto, crónicas que bastem de tempos em tempos, tem narrado que ao longo da circular de Maputo, os espaços em branco tem servido de autênticos campos de tiro. Em algumas vezes é a própria polícia que é acusada de usar esses espaços para fazer as suas “queimas de arquivo”. Noutras vezes, como aconteceu com o académico José Jaime Macuane e o jornalista Ericino de Salema, os espaços ao longo da aclamada estrada circular, foram palco de tortura e quase de execução. Tudo isto acontece por interesse oculto de alguém.

Não é entendível que ao longo daquela estrada não tenham sido concebidos sucursais do Comando Geral da Polícia que possam deter os malfeitores a entrada e saída do grande Maputo.

A circular, pelo disposto, parece estar a ser benéfica para os inimigos da liberdade de imprensa e de pensamento, a agradar aos activos do patrulhamento ideológico e desse modo tirando toda a sua estética e exibindo de soslaio os que ganharam comissões chorudas com a sua construção.

Com o ensurdecedor silêncio das autoridades policiais no esclarecimento de vários crimes, apelamos deste lado que comecem a pensar seriamente na criação de uma unidade, aliás de várias, pois parece que os criminosos já não usam com frequência as rotas dentro da cidade para se escapulirem.

Com todos estes cenários e já que perguntar não ofende: Circular é campo de tiro de criminosos?

LUÍS NHACOTE

Este artigo foi publicado em primeira mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, edição de 12 de Abril de 2018, na rubrica semanal DO LADO DA EVIDÊNCIA

Caso esteja interessado em receber regularmente a versão PDF  do jornal Correio da manhã manifeste esse desejo através de um email para corrreiodamanha@tvcabo.co.mz, correiodamanhamoz@tvcabo.co.mz, ou geral@correiodamanhamoz.com.

Também pode ligar para o 84 1404040, 21305326 ou 21305323.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *