Depois não vale reclamação!

À medida que o ciclo eleitoral vai sulcando etapas, a temperatura política sobe e qualquer passo em falso é aproveitado politicamente. Depois não vale reclamação!

O calendário político está a se aproximar das fases sensíveis e até os ditos “críticos autorizados” já modelam a linguagem e até se posicionam claramente. Para aqueles que durante muito tempo andaram distraídos e até alimentaram certos grupinhos disfarçados “o problema é deles” e depois não vale reclamação!

Esta semana os Órgãos Gestores Eleitorais (OGE) vieram a terreiro fazer o balanço do primeiro mês do censo eleitoral. Assumiram que os números alcançados pelas brigadas de recenseamento não são lá animadores, mas em jeito de consolação enfatizaram também que há fraco acompanhamento do censo em curso por parte dos potenciais concorrentes aos pleitos que se avizinham. Isso diz muita coisa e dirá ainda mais depois do anúncio dos resultados dos sufrágios em perspectiva. Depois não vale reclamação!

Aliás, Cláudio Albazine Langa, porta-voz do Secretariado Técnico de Administração Eleioral (STAE), disse a jornalistas que os OGE estão “satisfeitos” com o processo de registo eleitoral (3.113.150 eleitores inscritos até 15 de Abril, o correspondente a 38,61% do planificado).

Em homenagem à máxima segundo a qual “a vitória organiza-se, a vitória prepara-se”, durante a semana passada, as actividades do Parlamento estiveram (quase) interrompidas e vimos o aproveitamento positivo no terreno desse intervalo feito por parte de dois dos três partidos com representação na Assembleia da República.

Um outro partido, salvo a pescadinha feita pelo quase único activista efectivo político (?) e militar de sempre (com o apoio de alguns ditos residuais armados), posteriormente aflorada por um semanário da praça – porque os restantes “políticos das cidades” pouco ou quase nada fazem, tirando algumas teatralidades aqui e acolá.

Consta que o kota bay 4 bay 4 desde 2016 que está a tentar recuperar o seu puto dos bons sinais e tudo parece que depois do reverendo vai mesmo recuperar o puto mais acima e uns outros “piriquitos” que foram preteridos no recente conclave da cidade portuária que, na sua maioria, simplesmente farão um “regresso à casa”, depois de confirmar que há um pequeno ditador nas esburacadas bandas do Chiveve… Aguardemos para ver. Depois não vale reclamação!

Como se o ócio e as habituais brincadeirinhas da creche não bastassem, lá veio o outro proferir ameaças que sabe que jamais as concretizará e foi o bastante para servir de bombo da festa dos velhos jovens turcos que rapidamente mostraram serviço. Depois não vale reclamação!

REFINALDO CHILENGUE

Este artigo foi publicado em primeira mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, edição de 20 de Abril de 2018, na rubrica semanal TIKU 15!

Caso esteja interessado em receber regularmente a versão PDF  do jornal Correio da manhã manifeste esse desejo através de um email para corrreiodamanha@tvcabo.co.mz, correiodamanhamoz@tvcabo.co.mz, ou geral@correiodamanhamoz.com.

Também pode ligar para o 84 1404040, 21305326 ou 21305323.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *