Desconfie sempre, pode estar a ser burlado!
Acordei numa manhã de quinta-feira e fui fazer as minhas tarefas, como sempre, e depois fui visitar o meu e-mail, como de costume, para ver algumas novidades.
Ao olhar para a caixa de mensagens, deparo-me com uma dizendo que ganhei 900 mil dólares norte-americanos de uma empresa internacional, sediada nos Estados Unidos da América.
É claro que os meus olhos se arregalaram de emoção e enchi-me de felicidade. Esse “prémio” abriu a minha imaginação fértil e disse a mim mesma que é desta vez que saio da pobreza.
Para ser sincera, imaginei-me naquele momento a viver uma vida de luxo, com carro básico e abrindo algumas empresas. Tudo não passava de imaginação! Na verdade, eu estava a ser vítima de burla.
Como pessoa desconfiada que sou, preenchi alguns requisitos necessários para receber o prémio, mas tudo desaba quando me dizem para ir até o controlador da moeda, que é o Banco de Moçambique, como forma de obter um documento com o nome de Certificado de Aprovação (CA).
Antes pesquisei o que era o CA e encontrei uma informação não muito clara acerca do exigido. No entanto, chegado ao banco central, apresentei o problema e fui informada que estava a ser vítima de burla e aconselharam-me a prestar atenção antes de partilhar os meus dados com desconhecidos, porque posso estar a ser vítima de um esquema de burla.
Refreei o meu entusiasmo, e acalmei-me, pensando, meu Deus, e todos os planos que eu criei, as empresas que eu sonhava em abrir, foi tudo por água abaixo. Porém, a ficha ainda não tinha caído como deve ser, ainda habitava um pouco de esperança em mim.
Até que entrei em contacto com uma filial da empresa em Moçambique e apresentei o caso no call center, que me disse, sem rodeios, que “se trata de burla”, frisando que não era a primeira a cair nesta armadilha.
Imediatamente, caiu a ficha, e questionei-me: e os meus sonhos, e as casas que eu apreciei nos sites imobiliários, e a vontade de melhorar a minha vida e da minha família, tudo isso não passou de engano!
Admiro a criatividade dos burladores. Evoluem com o passar do tempo. Os esquemas de burla que usam crescem e agora não usam apenas simples mensagens. Até mandam informações, mas falsas, no e-mail.
Esse artigo é baseado em factos reais, e qualquer um pode ser vítima de burla, mas apenas os não atentos podem cair nisso, por isso desconfie sempre do dinheiro fácil, podes estar a ser vítima de burla.
Fique atento/a!
Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 05 de Outubro de 2023, na rubrica de opinião denominada Geração 2000.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com
Gratos pela preferência