Eleições zimbabueanas

Eleições zimbabueanas – Como previsto, e como o país democrático que se preza, no dia 30 de Julho deste 2018 o Zimbabué teve eleições presidenciais e legislativas.

A única novidade aparente que marcou o evento foi o facto de Robert Mugabe, que presidiu o país durante 37 anos, ter participado nelas como simples eleitor.

Outra novidade relativa foi a permissão pelas autoridades estabelecidas em Harare da presença de observadores da União Europeia (EU), 16 anos depois de terem sido banidos pelo Governo do presidente Mugabe.

O resto foi como sempre: expectativas (talvez exacerbadas e mal geridas) frustradas, e mortes e destruições, tudo isso regado por sangue humano, depois que a Comissão Eleitoral do Zimbabué (ZEC) falou dos primeiros resultados preliminares oficiais.

Observadores em representação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a União Africana (UA) entendem que o processo decorreu com lisura e merecedor de aplausos.

Alguém, do meu país, falando para um canal de rádio, a partir de Harare, assacou, inclusivamente, responsabilidades pela onde de violência que eclodiu na quarta-feira a tarde ao líder da oposição do Zimbabué, alegadamente por ter elevado a fasquia de expectativas no que aos resultados que espera(va) tange.

Quem viu defeitos relevantes no processo – terreno desnivelado e tratamento desigual dos protagonistas no pleito pela media pública, principalmente –, foram os observadores da EU.

Oxalá o exemplo dos nossos commrades não seja seguido por cá, nem por parte dos que têm a legitimidade de reprimir, nem dos que eventualmente possam elevar a fasquia de expectativas… já morreram preciosas vidas moçambicanas e destruídos valiosos bens.

A mim repugna o assassinato de qualquer ser humano, seja por que motivo for.

Nos aniquilamos de qualquer maneira e depois exigimos que nos respeitem fora das nossas fronteiras e/ou do nosso continente!

REFINALDO CHILENGUE

Este artigo foi publicado em primeira mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, edição de 03 de Agosto de 2018 na rubrica semanal TIKU 15!

Caso esteja interessado em receber regularmente a versão PDF do jornal Correio da manhã manifeste esse desejo através de um correio electrónico para corrreiodamanha@tvcabo.co.mz, correiodamanhamoz@tvcabo.co.mz, ou geral@correiodamanhamoz.com.

Também pode ligar para o 84 1404040, 21305326 ou 21305323.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *