Malandro ou adversário?

Felizmente, já decidi que jamais serei político, pelo menos nesta encarnação. Malandro significa, em outras palavras, patife ou gatuno.

A política é um jogo sujo de hipócritas que não faz parte da minha maneira de ser ou de me relacionar com outros seres humanos na terra.

O ministro zimbabueano do HomeAffairs,ou Assuntos Domésticos,IgnatiusChombo, confirmousemana passada em Sandton, norte de Joanesburgo, que cerca de 200 mil zimbabueanos são imigrantes económicos na África do Sul por causa da grave crise económica em casa.

Disse que a crise foiprovocada pelas sanções económicas impostas sobre o governo do idoso Presidente Robert Mugabepelos países ocidentais, com o Reino Unido à cabeça, em protesto contra a ocupação de terras dos farmeirosbrancos pela maioria dos zimbabueanos sem terra no seu próprio país.

O ministro Ignatius Chombo acusou os governos e agências ocidentais de estarem envolvidos no patrocínio de actividades de regime change ou mudanças de regimes, lideradas por movimentos libertadores na África do Sul, Angola, Moçambique, Tanzânia e Zimbabué.

Disse que os partidos da oposição no Zimbabué são marionetas dos antigos colonizadores.

O vice-presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), João Lourenço, esteve em Maputo no passado fim-de-semana e apelou para o reforço da unidade entre o MPLA e a Frelimo contra aquilo que chamou de “malandros internos e externos” que querem derrubar os partidos libertadores em Angola e Moçambique.

Os malandros contra o MPLA e a Frelimo referenciados por João Lourenço (clique para escutar o som)

Malandro significa, em outras palavras, patife ou gatuno.

JoãoLourenço, escolhido a dedo para suceder a José Eduardo dos Santos na liderança de Angola,fez uma declaração infeliz de falta de respeito paracom a democracia que o seu partido e a Frelimo abraçaram depois da queda do muro de Berlim em 1990.

Foi um insulto público aos membros da oposição em Angola e Moçambique.

Ser membro da oposição não transforma um angolano e ou moçambicano em patife ou gatuno.

Membro da oposição é adversário político e não malandro.

A arrogância e a falta de respeito demonstradas por João Lourenço em Maputo são sinais de que os partidos libertadores não estão preparados para aceitarem a diferença de opinião nos seus países.

No Zimbabué, a oposição é considerada marioneta do Ocidente. O ódio, egoísmo e a falta de respeito para com opiniões diferentes eternizam o rancor do pobre.

Thangani wa Tiyani

 

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *