Novo SG da RENAMO
Ouvidas as mais variadas “correntes de opinião” no seio da RENAMO, o Correio da manhã está em condições de arriscar com um palpite de quem deverá ser indicado, esta segunda-feira, para o cargo de Secretário Geral do partido, em substituição de Manuel Bissopo.
O nome de André Joaquim Magibire, um homem de mão do falecido presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama, aparece melhor posicionado para preencher a vacatura aberta com o afastamento de Bissopo, em Janeiro passado.
Manuel Bissopo desafiou, sem sucesso, o líder interino da RENAMO na corrida à sucessão de Afonso Macacho Marceta Dhlakama, no congresso do partido realizado em Janeiro, nas matas da Gorongosa, na província central de Sofala.
Angelina Enoque, também confidente de Dhlakama, que aparece na curta lista dos potenciais preferidos de Ossufo Momade para o cargo de secretário geral da RENAMO, aparece em segunda posição dos nomes ventilados pelas nossas fontes para substituir Bissopo.
Caso Magibire seja efectivamente opção de Momade para o cargo de secretário-geral, ficará equilibrada a questão étnico-regional na liderança do partido, tendo em conta que Magibire é do centro e Momade do Norte de Moçambique, assunto sempre muito sensível em muitas organizações africanas.
A ser preterida para o lugar de secretário-geral do partido, Angelina Enoque, antiga chefe da bancada parlamentar da RENAMO na Assembleia da República, ficaria melhor posicionada para voltar a ocupar aquele posto, em substituição da actual, Maria Ivone Soares, que terá apoiado Elias Dhlakama, outro candidato derrotado no congresso da organização realizado em Janeiro passado, na região da Gorongosa
André Magibire é actualmente deputado da Assembleia da República e desde os tempos do consulado de Afonso Dhlakama lhe eram confiadas tarefas sensíveis, como é o caso de integrar comissões de negociações cruciais e de mandatário da brigada central da “perdiz” em muitos pleitos eleitorais.
Redacção