Nunca é tarde para aprender

Tem-se dito que, na infância, o ser humano exalta o sonho a seguir, mas, com o passar do tempo, este fica para a história. Por mais importante ou significativo que ele seja para o seu bem, sente-se obrigado a engrenar na realidade vivenciada e transforma-o em outros actos.

Quando era adolescente queria tanto ser “sociólogo”, ciência social que estuda a sociedade, padrões de relações sociais, interacção social e cultura da vida quotidiana, mas, com o passar do tempo, percebi que, para o efeito, precisaria de muita aprendizagem e estudo dos demais cidadãos.

Estudar é uma das melhores actividades que o Homem precisa de realizar, pois o estudo deixa a mente treinada para melhor ser e servir a outrem na sociedade. Em cantos isolados não se podem criar melhores momentos na sua vida, tal que, por forma a uma convivência em qualquer instância, deve ter-se alguém para gerar o melhor do planificado.

As pessoas de sucesso têm duas coisas nos lábios: sorriso e silêncio.

O sorriso pode resolver um problema, enquanto o silêncio procura evitar o outro. Tem-se dito que o açúcar e o sal podem ser misturados, mas as formigas rejeitam o sal e levam apenas o açúcar pela sua doçura”.

Precisamos de manter os homens próximos de nós, o bom convívio obriga-nos a ter sempre um ombro a nosso dispor, tal que as pessoas certas tornam a vida de quem quer que seja melhor e mais doce.

O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve e selecciona melhores dizeres, pois 1 Coríntios 15:33 diz: “Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes”.

Se você falhar em alcançar os seus sonhos, “mude os seus caminhos e não o seu Deus”, mesmo as árvores mudam de folhas e não de raízes, por essa via nunca chegará ao seu destino atirando pedras a todos os cães que latirem na rua.

Os Homens frequentemente dizem “vivam sem arrependimento”, sendo um sentimento complexo que possui a capacidade de estimular reflexões interessantes para as nossas vidas, ajudando-nos a crescer como pessoas.

Cultivemos sempre o bem sem esperar pelo retorno. Os aborrecedores, ao vê-lo a andar sobre as águas, sempre dirão que você não sabe nadar. Mesmo que você dance sobre elas (águas), vão acusar-lhe de levantar poeira. Viva uma vida tranquila e cuide do seu egocentrismo para o seu próprio bem.

 Existem ditados trazidos de forma empírica, mas que prevalecem para todo sempre, por exemplo “nunca lute com um porco, você vai se sujar, mas o porco vai se divertir”.

Há muitas formas de denegrir o próximo, desde a titularidade de maior ao superior, que a este acto o livro Sagrado em Salmos 73:24 diz-nos que “Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória”. Não se pode chamar a qualquer um que seja de tolo, sob pena de ser acusado ou mal interpretado, afinal existe quem olha para si com os mesmos dizeres, só nunca teve a oportunidade para o efeito. Cada ser é um ser e precisa de saber como estar perante a sociedade, que o sabor da vida é sentido por todo aquele que planta com carinho para melhor colher a sensibilidade e bem-estar ou acolhimento pelo próximo.

Seja inspirador e gentil, compartilhe tudo de bom para com qualquer um, verá o seu ser se abrindo tal como o brilho do sol que está para todos, mas aquece a quem não souber onde parar para não queimar.

Humilhai-vos perante o SENHOR, e Ele vos exaltará” (Tiago 4.10)
 CÉSAR NHALIGINGA

Este artigo foi publicado intitulado “Solidariedade social” foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 30 de Novembro de 2023, na rubrica OPINIÃO.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactor favor ligar para ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

https://bitly.ws/ZxXe

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *