Prémio para ex-ministro?

Com o anúncio da nomeação de Armando Inroga para o posto de Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Televisão de Moçambique (TVM), foi definitivamente testada, mais uma vez, o coeficiente de inteligência (CI) dos moçambicanos! Ficou mais uma vez provado que as escolhas para certas posições são feitas por afinidades saídas de compadrios impenetráveis! É o caso de Armando Inroga, um ex-ministro da Indústria e Comércio com passagem cinzenta pelo cargo!

O economista Armando Inroga – que já esteve na presidência da Associação Moçambicana de Economistas (AMECOM) – notabilizou-se em tempos não muito recuados em debates na esfera pública em defesa das políticas do Governo. E enquanto ministro acumulava vastos interesses económicos em diversos sectores de actividade, numa situação passível de conflitos de interesses.

Alguns dos seus empreendimentos estavam mesmo ligados à área da indústria e comércio, onde ele era quem decidia…

Com esta nomeação ficam feridos os princípios acordados entre o Governo a Renamo no que tange à despartidarização da Função Pública no país, matéria que teve destaque do diálogo político entre as partes nos tempos que ficavam semanas a fio no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano…

Aliás, importa frisar que Saimon Macuiane, que chefiava a delegação da Renamo naquelas maratonas infindáveis que foram trocadas por telefonemas ao mais alto nível, chegou a dizer que“achamos que é de extrema importância que a Rádio Moçambique (RM) e a Televisão de Moçambique (TVM), onde o Estado detém acções, façam reflectir, nas suas emissões, o pensar dos vários segmentos da sociedade e não apenas as ideias de um único partido”, para depois enfatizar “a necessidade de se contratarem gestores destes órgãos via concurso público de avaliação curricular”.

É como se não houvesse quadros formados na TVM…

Com todos estes cenários e já que perguntar não ofende: Prémio de PCA para ex-ministro?

LUÍS NHACHOTE

Este artigo foi publicado em primeira mão na versão PDF do jornal Correio da manhã,  edição de 15 de Fevereiro 2018 na rubrica semanal DO LADO DA EVIDÊNCIA

Caso esteja interessado em receber regularmente a versão PDF  do jornal Correio da manhã manifeste esse desejo através de um email para corrreiodamanha@tvcabo.co.mz, correiodamanhamoz@tvcabo.co.mz, ou geral@correiodamanhamoz.com.

Também pode ligar para o 84 1404040, 21305326 ou 21305323.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *