Regras de uso de chapéu

Homem deve remover chapéu quando entrar num edifício, incluindo restaurante, residência, sala de aula, de teatro e igreja.

Estas regras são igualmente aplicadas em caso de bonés desportivos que devem ser removidos quando dentro, excepto em lugares de jogos, vias públicas ou corredores de edifícios públicos.

Homens são igualmente esperados remover chapéus em casos de canto de hino nacional, içar de bandeira ou procissão funerária. Quando alguém com chapéu se cruzar com outa pessoa, homem ou mulher, deve tirar chapéu para saudação e depois se se separarem pode voltar a usar seu chapéu.

Membros da FRELIMO de chapéu numa reunãio num recinto fechado

Estas regras são consideradas gesto convencional de respeito. Apenas mulher é permitida usar chapéu e boné em qualquer sítio. Homens militares têm regras próprias da classe castrense.

Entretanto, a tradição religiosa de judeus prevê o uso de chapéu mesmo em sinagoga ou igreja como forma de respeito a Deus.

Em mosques muçulmanos tapar cabeça é exigido ao homem e à mulher.

É considerado aceitável na religião cristã para mulher usar chapéu mas considera-se falta de respeito para homem fazer o mesmo.

Esta descrição foi retirada da enciclopédia gratuita Levine hat.

A minha preocupação tem a ver com alguma manifestação de uso sem regras de chapéu ou boné em qualquer lugar por homens.

Esta semana, homens da Frelimo em Joanesburgo estavam de chapéus na sala de reunião com o seu Secretário de Relações Exteriores, Shakil Abubacar. Dizem que tem sido assim nos últimos anos nos conclaves da Frelimo em Maputo. Quase todos andam de chapéu na sala perante seus chefes.

Jovens e velhos participam em reuniões com chapéus na cabeça e até falam no pódio sem tirar chapéu – uma aberração.

Sou de uma família conservadora, com regras seculares de respeito que não se coadunam com comportamentos desviantes.

Em algum momento, a sociedade estabeleceu regras de respeito que beneficiam a todos. O relaxamento das regras convencionais de respeito escandaliza alguns sectores da sociedade ainda não preparados para mudança violenta.

A sociedade de homens e mulheres tem responsabilidade colectiva de assegurar que os seus filhos não tenham comportamento da selva.

A natureza para uns e Deus para outros criou o Homem com melhor consciência diferente de outros seres na Terra.

O RANCOR DO POBRE gostaria de ser actualizado com novas regras de uso de chapéu por homem, porque está atrasado e escandalizado com uso abusivo de chapéu por homens.

THANGANI WA TIYANI

Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, na sua edição de 29 de Maio de 2019, na rubrica semanal denominada O RANCOR DO POBRE

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Correio da manhã favor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *