Roubados ZAR 24 milhões

Ladrões roubam 24 milhões de randes no OR Tambo – em Joanesburgo

A criminalidade não poupa ninguém na África do Sul. Na noite desta terça-feira criminosos furaram o cordão de segurança no aeroporto Internacional de Joanesburgo até à pista na qual estava um avião da companhia aérea sul-africana (SAA)  e retiraram caixas de dinheiro estimado em 24 milhões de randes, cerca de um milhão e 900 mil dólares norte-americanos, em divisas.

Para o efeito, os ladrões usaram carro com as cores e uniformes da Polícia para terem acesso à pista até ao interior do avião do qual tiraram caixas de dinheiro.

O carro foi depois encontrado abandonado algures em Pretória, com as caixas que continham o dinheiro já vazias.

A investigação prossegue sem afastar o envolvimento de elementos da Polícia no crime.

Entretanto, no fim-de-semana três deputados do parlamento pan-africano foram assaltados num hotel logo depois da sua chegada do Aeroporto Internacional de JHB.

As vítimas incluem uma deputada angolana, que perdeu dinheiro, passaporte e outros documentos pessoais.

Um dos seus colegas angolano interpelado pelo Correio da manha lamentou o incidente e clamou pela maior proteção aos parlamentares na África do Sul onde 50 pessoas são assassinadas por dia em incidentes relacionados com a criminalidade.

Ernesto Mulato disse que o assunto foi discutido em sessão plenária do parlamento pan-africano e foi reomendado ao Presidente o órgão para trabalhar com o governo sul-africano no sentido de garantir a segurança aos representantes do povo.

Em Agosto de 2016, outros três membros do parlamento pan-africano foram assaltados a caminho de hotel logo depois da sua chegada no Aeroporto de Joanesburgo.

Uma das vítimas foi alvejada a tiro. Os deputados exigem maior segurança ou transferência da sede do parlamento africano da África do Sul para um outro país africano relativamente mais seguro.

A segurança dos africanos em geral perante aumento de actividades terroristas foi tema de debate nesta quarta-feira na comissão do parlamento pan-africano de assuntos internacionais.

Thangani Wa Tiyani, correspondente na África do Sul

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *