Roubo de gado em Matutuine

Roubo de gado – O roubo de gado no posto Administrativo de Zitundo, distrito de Matutuine, na província meridional moçambicana de Maputo está a se tornar alarmante e um dos golpes teatrais ocorreu na noite de domingo (25Jul) para segunda-feira (26Jul).

Ao que o Redactor apurou, um grupo de malfeitores de Moçambique e da África do Sul foi literalmente “esvaziar” o curral do criador de gado José Neto Manuel Namuburete, que se dedica à criação de gado naquela região há sensivelmente dez anos.

José Nhantumbo disse ao Redactor que os ladrões retiraram todas as 202 cabeças de gado que tinha no curral, mas diligencias desencadeadas lograram na recuperação de pelo menos 176 animais (até ao meio dia desta terça-feira).

Nhantumbo disse que a maior parte dos animais foi encontrada na região de Manguzi, em kwaNgwanase, uma pequena cidade no município do distrito de Umkhanyakude, na província de KwaZulu-Natal (África do Sul).

Importa referir que em Manguzi reside uma pronunciada comunidade moçambicana, na sua maioria ali estabelecida no auge da guerra civil (1976/1992) entre as tropas do Governo e rebeldes do antigo movimento armado RENAMO, justamente saída de Matutuine, região hoje administrada pela ambientalista e cantora Júlia Muitho.

Segundo o nosso informante, pelo menos um indivíduo está detido em conexão com este roubo que está a ser investigado por criadores e líderes comunitários de Moçambique e da vizinha República África do Sul.

Na esteira de (mais) este roubo, os criadores de Matutuine renovam o seu apelo a quem de direito em Moçambique para “resolver a situação de roubo que desgraça os nossos associados”.

“Vimos por este meio solicitar o máximo empenho das autoridades pertinentes para que desta vez se proceda em conjunto com as autoridades sul-africanas para a neutralização e apreensão destes malfeitores”, clamam os criadores moçambicanos de Matutuine em petição cuja cópia está na posse do Redactor.

Têm sido recorrentes as denúncias, em alguns casos seguidos de recuperação – nem que seja parcial – de gado bovino roubado em Moçambique e recuperado na vizinha África do Sul.

“É quase diário isso”, desabafa José Nhantumbo, referindo-se às práticas de roubo de gado em Moçambique por ladrões geralmente oriundos da vizinha África do Sul, se esconder a sua impotência e desespero com a situação.

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *