Trump: espada e a parede

Trump – Nyandayeyoo…Nyandayeyooo. Grito de socorro comum na região sul da minha aldeia, sem tradução para língua portuguesa.

Eu estou com medo e por isso grito Nyandayeyoo. É que o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, ameaça anular o acordo de controlo de mísseis nucleares assinado com a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1987.

Trump alega que a Rússia, herdeira da URSS, tem estado a violar o acordo assinado por Mikhail Gobachov, pela URSS, e por Ronald Reagan, pelos Estados Unidos da América, mas nenhuma outra potência ocidental confirma a alegada violação.

Segundo Trump, a Rússia desenvolve e coloca novos misseis cruzeiros.

O Mundo, incluindo a minha aldeia, foi colocado entre a espada e a parede pelo líder da maior potencia mundial.

O aumento de taxas comerciais de aço, alumínio e de outros produtos que Estados Unidos da América importam da China e de outros países afecta os mais pobres e o crescimento económico global.

As vítimas da chamada guerra comercial liderada pelos Estados Unidos, de Trump, são pessoas inocentes e o mesmo acontecerá com a corrida ao armamento logo que o acordo de controlo de mísseis nucleares for anulado.

O canal internacional da televisão Al Jazeera transmitiu semana passada um documentário mostrando a carreira de tiros de mísseis norte-americanos na Ilha Marshall, no Pacífico, em preparação de guerra contra a China.

Nesta segunda-feira, Donald Trump reiterou que vai retirar o seu país do acordo de 1987 ou então o mesmo deve ser reformulado para incluir a China.

Trump comporta-se como verdadeiro elefante descontrolado numa sala, partindo tudo. Revogou o acordo de armas com Irão contra a vontade de todos, mas nada lhe acontece. Nyandayeyoo…Nyandayeyoo!

No Brasil, o candidato presidencial da direita, Jair Bolsonaro, favorito nas sondagens de opinião para vitória neste Domingo, ameaça banir ou ilegalizar o Partido Trabalhista (PT), do encarcerado veterano sindicalista e antigo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro considera o PT um partido de criminosos que dilapidaram recursos públicos durante o seu último mandato.

O Mundo caminha para abismo…Nyandayeyoo!

THANGANI WA TIYANI

Este artigo foi publicado em primeira mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, edição de 24 de Outubro de 2018 na rubrica semanal O RANCOR DO POBRE

Caso esteja interessado em receber regularmente a versão PDF do jornal Correio da manhã manifeste esse desejo através de um correio electrónico para corrreiodamanha@tvcabo.co.mz, ou geral@correiodamanhamoz.com.

Também pode ligar para o 84 1404040, 21305326 ou 21305323.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *