Espantoso!

Espantoso! – Mariano Nhongo Chissinga, que durante perto de dois anos liderou a Junta Militar da RENAMO, foi, como se sabe, morto no dia 11 de Outubro de 2022 (Redactor N° 6172, págs. 1 e 2).

Aproximadamente três semanas volvidas, os seus companheiros se reuniram algures em Gorongosa para escolher o seu sucessor, tendo a opção recaído sobre Augusto Faindane Phyri, também conhecido por “Mwasiafumbi”, que, segundo consta, também usa o nome de Isaías Francisco (Redactor N° 6187, pág. 3).

Tanto a morte de Nhongo como a da eleição de “Mwasiafumbi” foram noticiados em tempo oportuno.

Espantoso é o facto de apenas na semana passada um destacado quadro das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) ter aparecido publicamente a “anunciar” a escolha do sucessor de Nhongo.

Mais espantoso ainda foi o eco que se deu a esse “anúncio”, incluindo referências ao dito [anúncio] pelos chefes das três bancadas parlamentares na Assembleia da República, designadamente Frelimo, RENAMO e MDM, dias depois.

Se um partido pode ter motivos bastantes para um aproveitamento deste “anúncio”, espantoso e deprimente será o facto de outros partidos tomarem esta “notícia” como tal, evidenciando desatenção clamorosa em torno dos acontecimentos na praça – pecado capital para quem persegue objectivos sérios.

Espantoso ainda é o facto de alguns media inclusivamente se terem desdobrado em frenéticas buscas da “vox Populi” em torno desta “notícia”, com o dramatismo “merecido”, gerando algum susto e terror junto das populações compreensivelmente desinformadas.

No nosso modesto entender, este expediente de ingenuidade ou de desinformado pouco tem, porque conhecidos os “ganhos” de alguns com o sofrimento de muitos.

Sabe-se do protagonismo que alguns ganham em tempo de instabilidade militar, ganhos incluídos em “colunas” e “postos de controlo” nas rodovias e afins.

Infelizmente, nesta praça com muitos “pés-de-microfone” e poucos jornalistas, toda a declaração pública de um (ir)responsável é notícia a destacar.

A MINTHIRU IVULA VULA KUTLHULA MARITO! Os actos valem mais que as palavras

Digo/escrevo isto porque que ainda creio que, como em anteriores desafios, África em geral e Moçambique em particular, triunfarão e permanecerão, eternamente.

REFINALDO CHILENGUE

Este artigo intitulado “Espantoso” foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 04 de Março de 2022, na rubrica de opinião denominado TIKU 15

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *