Afinal o que se passa na RENAMO?

Caros irmãos e irmãs!

Estou desgastado! 

Tenho acompanhado com muito interesse os debates neste e noutros grupos! Entristece-me o tom e os insultos! Até não parece que pertencemos à mesma casa, a Renamo!

O que é que se passa? Esquecemos que somos os pais da democracia? Esquecemos que milhares de jovens deram sua juventude e suas vidas para termos a democracia que temos? Queremos deitar tudo a perder e entregar o ouro que nos pertence aos “bandidos”? 

Ambos os lados se degladiam, lançam impropérios, insultos na imprensa! 

Num dia são os antigos combatentes que lutaram para termos esta democracia que a margem dos estatutos do partido dizem a partir de Manica que não querem Elias e nem o Venâncio! No dia seguinte temos Generais, que também a margem dos estatutos do partido dão conferências de imprensa apoiando o Presidente Ossufo Momade! 

Num dia é o Porta Voz Manteigas que é convidado e vai a correr às TVs lançar impropérios contra um dos membros do partido, o Venâncio! 

No dia seguinte é o próprio Venâncio que também acede positivamente a outro convite no mesmo canal para inter alia, responder ao Manteigas e por sua vez lançar também suas farpas! 

Num dia é o Venâncio que grita aos quatro ventos que ganhou a Providência Cautelar! 

No dia seguinte aparece o Chalaua a insultar o Venâncio e garante que o Venâncio Perdeu a Providência Cautelar! 

Num dia é o próprio Presidente do Partido, que todos deveríamos respeitar porque símbolo do partido, apesar do mandato expirado, que que diz em Grande Entrevista que não tinha dito ainda que seria candidato ou não pois, era diferente do General Elias, do Venâncio e do Picardo, que anunciarem as suas candidaturas fora do tempo e antes do início do processo legal, para uma semana depois ser ele mesmo a dar o dito pelo não dito, afirmando em outra entrevista que afinal era igual aos três, nomeadamente,  ao General Elias, ao Venâncio e ao Picardo pois desta vez diz que afinal de contas vai concorrer! 

Para piorar o quadro, dias depois aparece nas redes sociais um vídeo com camisetes a serem produzidas na China! 

Num dia o Tribunal diz que a Providência Cautelar provê e uma semana depois o mesmo tribunal vem desdizer-se, afirmando desta vez que afinal de contas a provisão foi desprovida! 

A mesma provisão cautelar que havia sido provida expirou, pelo que o Mererissimo Juiz desta vez, desprovê a mesma providência que entretanto fora provida! 

Afinal o que se passa? Porque tanta agitação numa altura em que temos tudo para tirar a Frelimo do Poder? Afinal o que se passa quando a juventude nas ruas de Maputo e Matola por onde passei este fim de semana e de todo o país está à espera da hora H para carimbar a Victoria da Renamo e não se coíbe de exibe cartões de recenseamento “ainda quentes” porque impressos e diz de boca aberta e sem receios que contamos convosco? Afinal quem não quer governar? Ossufo Momade? Elias Dhlakama? Venâncio Mondlane ou Picardo? Ou a Renamo?

Quem ganha com estas “brincadeiras”, como dizia o saudoso Presidente Afonso Macacho Marcela Dhlakama!  É o Presidente Ossufo? É o Venâncio? É o Elias? É in Picardo? É a Renamo? Ou é a Frelimo?

Para quê é porque existimos como partido?

Onde anda o Conselho Jurisdicional do Partido para impor a ordem e disciplina no Partido? Onde anda o Conselho Nacional para dizer em bom tom em que dia e em que cidade, vila ou localidade termos a sessão do Conselho Nacional? Março termina amanhã e ninguém ainda sabe onde é nem em que dia teremos a sessão quando foi anunciado que seria na primeira semana de Abril para depois o Chalaua vir desdizer e anunciar que seria na segunda semana? Que órgão decidiu? O Presidente? A Comissão Política? A Mesa do Conselho Nacional? O Conselho Jurisdicional? 

Em meu nome pessoal, na minha qualidade de Membrondo Conselho Nacional do Partido, no da minha família, no dos munícipes da cidade de Quelimane peço ao Presidente Ossufo Momade para abster-se de dar entrevistas e caso queira dar que deixe de falar de outros membros do Partido e ou pseudo candidatos! Peço também ao Mano Manteigas para deixar de atacar a membros do partido! Peço ao Mano Chalaua para concentrar-se na discussão do pacote eleitoral que está na Assembleia da Republuca! Peço ao General Elias para nos ajudar a desenhar uma estratégia para combatermos o terrorismo em Cabo Delgado  e os raptos nas grandes cidades! Peço a Mano Picardo para ajudar-nos a desenhar uma política agrária que tire o país de dependência extrema na produção alimentar, que nos ajude a reduzir a desnutrição crónica que em Nampula e Zambézia atinge mais de metade das crianças numa altura em que enfrentamos cheias nalgumas regiões e secas noutras resultados das mudanças climáticas e do fenómeno el Nino!! O Malawi já decretou Emergência por causa do El Nino! Que o Mano Venâncio nos ajude a desenhar uma estratégia para fazer da Renamo a maior força política de Moçambique e da África Austral! Peço aos Generais tanto de Manica como aos Generais orgânicos que deram a conferência de imprensa para se absterem de pronunciamentos políticos e se juntarem para desenharem uma estratégia para a formação e fortalecimento do exército republicano moçambicano e ajudar o país a reintegrar os combatentes que ganham miséria por forma a terem uma reintegração justa e integra! 

Deixem as eleições para o Congresso do Partido que afinal de contas já foi marcado! 

Neste momento não há vencidos e nem vencedores! Felizmente foi possível corrigir um erro grave que foi a não marcação atempada do Congresso! Corrigido esse erro grave, essa omissão, abstenhamo-nos de declarar victorias e derrotas, vencedores e derrotados! Quem ganhou que esse exercício democrático foi a democracia! Quem ganhou foi a Renamo!

Arregacemos as mangas para eleger os nossos dirigentes no Congresso e mais a obras manos por favor!

E mais não disse.

Manuel de Araújo *

*   Membro do Conselho Nacional da RENAMO

https://bitly.ws/3fZbh

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *