Arte moçambicana exibida na Costa Rica

Através das obras da artista moçambicana Fauziya Fliege, está patente, até dia 31 de Maio deste 2024, no Museu Guanacaste, na cidade da Liberia, Costa Rica, a criatividade moçambicana através da mostra intitulada “Arte, cultura e sabor africano”.

Na exposição, composta por quatro obras de pinturas em telas medindo cerca de 140 cm x 110, a artista recorre à técnica mista e por vezes ao acrílico sobre tela para deixar ficar a beleza e a vibração da arte e cultura africanas, trazidas nas suas pinturas abstractas, onde o colorido é predominante.

Em entrevista ao jornal Redactor através da plataforma whatsapp, a artista refere que “Arte, cultura e sabor africano” é uma exposição que exalta a importância da experiência sensorial e gustativa na cultura e na arte. 

Fauziya Fliege explicou que o termo “sabor”, por exemplo, não se refere apenas ao gosto da comida, mas também à qualidade, riqueza e diversidade das experiências culturais e artísticas.

A artista moçambicana disse estar alegre pelas oportunidades e os vários caminhos que o mundo da arte lhe está a proporcionar. “As pessoas vêem África de uma forma diferente, por isso interagem comigo sobre o continente e, para além de apreciar a minha arte, têm muita coisa curiosidade sobre África”.

Ainda neste mês de Abril, Fliege, que reside na Costa Rica desde Setembro de 2020, vai realizar outra exposição que espelha a realidade africana, através de imagens de bairros periféricos de África, como casas de palhota, e mulheres em actividades domésticas.

Para o mês de Maio, estão agendadas três exposições a serem apresentadas na Itália.

O Museu Guanacaste, onde decorre a mostra “Arte, cultura e sabor africano”, é uma instituição sem fins lucrativos, ao serviço da cidade de Guanacaste, dos seus residentes e visitantes.

Entre as suas finalidades está a educação através da exposição de testemunhos materiais sobre a sua história natural, social, étnica, cultural e artística.

MULENGANDARE NDINE

https://bitly.ws/3fZbh

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *