TICs para a saúde

Jovens moçambicanos da Comunidade MozDevz (Mozambique Developers – Comunidade Moçambicana de Desenvolvedores de Software e Aplicações) reúnem-se esta semana para desenvolver soluções tecnológicas (TICs), para o sector de saúde em Moçambique.

O encontro, denominado Hackathon Saúde, sob o lema “SAÚDE EM PRIMEIRO, O RESTO NÃO TEM PRESSA”, vai decorrer entre os dias 25 e 27 deste Novembro, nas instalações da Universidade São Tomás de Moçambique (USTM), em Maputo, de acordo com uma fonte ligada à promoção do evento.

Hackathon Saúde consiste numa competição de 50 desenvolvedores em programação de computadores, para buscar soluções de base tecnológica que resolvam problemas de saúde enfrentados pela comunidade local.

O nosso informante ajuntou que o grupo dinamizador desta iniciativa é composto por jovens entusiastas que acreditam no poder das TICs para mudar vidas e desenvolver Moçambique.

São convidados a fazer parte do evento as ONGs, organizações governamentais, jornalistas, empresas, startups, profissionais, estudantes e simpatizantes da área de Tecnologia de Informação e Comunicação.

O Hackathon Saúde é organizado pela MozDevz e pelo GDG – Google Developers Group Maputo, Grupo de Desenvolvedores Google em Maputo, e patrocinado pela embaixada dos países baixos e conta com UNFPA, PSI e N’weti, como parceiros.

MozDevz é uma plataforma que liga estudantes, profissionais e entusiastas da área de Tecnologias de Informação e Comunicação ao sector corporativo e às organizações da sociedade civil.

Espera-se que o evento alcance ou tenha uma audiência aproximada de 100 participantes, dos quais 40 desenvolvedores locais, 10 membros da comunidade Geekulcha da África do Sul, Programa de Intercâmbio MExP – MozDevz Exchange Program, 10 membros da organização, do evento, 20 representantes de entidades privadas e empresas convidadas e 20 dignitários com estatuto de “convidados especiais”.

 

SÉRGIO MOSSELA

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *