Menor défice: OE
Menor défice – O défice na execução do orçamento moçambicano em 2020, entre receitas do Estado e despesas totais, foi menor que o previsto no documento, de acordo com um balanço publicado pelo Governo.
“Foram cobradas receitas do Estado no valor de 236 mil milhões de meticais, equivalentes a 110% da previsão anual, tendo sido realizadas despesas totais que atingiram o montante de 337 mil milhões de meticais, correspondente a 90% do orçamento anual”, lê-se no documento – ou seja, o défice foi de 101 mil milhões de meticais.
O Balanço do Plano Económico e Social em 2020 publicado no portal do Ministério da Economia e Finanças mostra a execução do OE do último ano, aprovado em Abril e revisto em Setembro para acomodar o impacto da covid-19.
Para a cobertura do défice, o Estado recorreu a 70 mil milhões de meticais de financiamento interno e 59 mil milhões de meticais de financiamento externo.
Depois de mobilizados todos os recursos, a execução do OE terminou com um saldo de cerca de 29 mil milhões de meticais.
Parte do montante corresponde “ao desembolso de crédito externo”, no caso, à Facilidade Rápida de Crédito do Fundo Monetário Internacional (FMI) para apoio ao OE no âmbito da pandemia do COVID -19.
Parte diz ainda respeito ao saldo dos projectos financiados com recurso a mais-valias cobradas no exercício de 2019 e a alguma receita cobrada nos últimos dias do mês, acrescenta o balanço.
Redactor