Janfar Nurdine

Janfar Nurdine é o nome do insurgente que está a comandar as forças jihadistas que operam no troço entre Macomia e Awasse, província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.

Na semana passada,  Nurdine foi visto a dirigir cobranças compulsivas aos motoristas de viaturas e a consultar sobre o nível de domínio da religião muçulmana das pessoas interpeladas.

Ainda este domingo (11.02) foi visto a dirigir cobranças em diversas viaturas que circulavam neste troco, incluindo um autocarro de passageiros da transportadora Nagy, tendo angariado 70 mil meticais para liberar a viatura e passageiros,  50 mil num outro autocarro e 10 mil numa viatura ligeira, todos em dinheiro vivo.

Domingo e nesta segunda-feira Janfar Nurdine reuniu com populares na aldeia Mande,  distrito de Macomia, tendo pedido para que todos passem a ler o Alcorão e praticar o islão.

Sabe-se que alguns grupos destes terroristas têm cobrado “jizia” ─ um imposto per capita cobrado a todo o cidadão não muçulmano, aplicado a homens adultos sem deficiência e em idade de servir como militar, desde que tenha posses para tal.

O Redactor continuará a buscar mais elementos deste personagem que até aqui apenas se sabe ser nativo de Cabo Delgado, estando, por exemplo, ainda por apurar o nível de hierarquia deste indivíduo na estrutura militar do Estado Islâmico, em geral, e no “Califado” de Moçambique, em particular (Redactor N.° 6731, págs. 1 e 2).

Na esfera operacional dos jihadistas, sabe-se que eles escalaram Chiure e se terão “suficientemente reabastecido”, fruto de roubos efectuados em barracas ali instaladas e usaram alguns civis como carregadores.

Segundo informantes do Redactor, terão pernoitado nas matas de Nacoja, no riacho Naiócoti, um dos afluentes do Rio Lúrio.

Estão a multiplicar relatos de viaturas interpeladas pelos terroristas e seus ocupantes despojados de todos os pertences de elevado valor. Há casos em que parte dos ocupantes é raptada e outros mandados prosseguir viagem depois de as viaturas em que se fazem transportar serem sabotadas.

Redactor

Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 13 de Fevereiro de 2024.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 82/84 3085360 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *