Savimbi – Um homem no seu martírio
Savimbi – Um homem no seu martírio é o título da obra literária da autoria do jornalista e escritor luso angolano Xavier de Figueiredo, a ser lançada no dia 27 deste Fevereiro em Lisboa, conforme afiançou ao Redactor o autor do livro.
Isaías Henriques N’gola Samacuva, o homem que ─ alguns momentos dolorosos e periclitantes ─ sucedeu a Jonas Malheiro Sidónio Savimbi na liderança da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) após a sua morte em combate em 22 de Fevereiro de 2002, em Lucusse, é o homem eleito para fazer a apresentação da obra.
O evento deverá decorrer no Salão Nobre do Palácio da Independência, estando já a ser distribuídos convites a dignitários de diversas nacionalidades para testemunhar o evento.
Xavier de Figueiredo é um jornalista com profundos conhecimentos de assuntos da esfera lusófona e foi confidente de Jonas Savimbi (1934-2002).
O autor da obra Savimbi – Um homem no seu martírio viveu alguns anos em Moçambique na qualidade de delegado da Agência Noticiosa Portuguesa (ANOP) na década de 80 do século passado.
Coincidentemente, um dos filhos de Figueiredo foi, igualmente, delegado da agência LUSA – sucessora da ANOP – em Maputo.
Redactor