O significado dos dois dias antes da votação
O momento de reflexão, dois dias antes das eleições em Moçambique, é um período em que a campanha eleitoral é suspensa e os cidadãos são convidados a reflectir sobre as suas escolhas antes de votar. Esse intervalo é importante para garantir que os eleitores possam tomar decisões informadas, sem a pressão das campanhas activas ou influências externas de última hora.
Durante esse tempo, a media também é restrita em relação à divulgação de propaganda política, permitindo que o eleitorado pense sobre as propostas dos candidatos e partidos de maneira mais tranquila e ponderada. Um tempo em que chamamos de hora do exame de consciência e assimilação do que foi absorvido durante os 45 dias corridos de campanha.
Esse momento visa proteger a integridade do processo democrático, evitando que decisões impulsivas sejam tomadas no calor da campanha. Ele ajuda a criar um ambiente de calma e reflexão, promovendo uma participação eleitoral mais consciente e equilibrada. Em Moçambique, como em outros países, esse período é visto como uma salvaguarda do processo eleitoral.
Para os indecisos, este é o momento de repensar e correr para votar, pois a indiferença em processos eleitorais prejudica toda uma nação. Os moçambicanos são chamados não só para votar, mas decidir o futuro do país nos próximos cinco anos. Um erro no dia 9 pode ser fatal e condenação ao Estado democrático de Direito.
Caro moçambicano, reflicta, se conscientize e, sobretudo, lute pelo seu país.
JÚNIOR RAFAEL OPUHA KHONLEKELA
Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 07 de Outubro de 2024.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Pode, também, seguir o Jornal Redactor no facebook