Absa Group migra plataforma
O Absa Group Limited, com interesses em Moçambique através da rede bancária Barclays, anunciou que migrou “com sucesso” a plataforma bancária usada por seis das suas filiais africanas.
Em comunicado enviado de Joanesburgo para a Redacção do Correio da manhã em Maputo, o Absa indica que a operação abrangeu as suas representações no Botsuana, Gana, Maurícias, Barclays Tanzânia, Seychelles e Zâmbia.
Doravante, a rede dos bancos do Grupo Absa nestes países passa a ter controlo centralizado pelo Barclays Plc no Reino Unido para o centro de dados da Absa na África do Sul.
A migração, executada entre os dias 12 e 14 deste Abril, implicou a centralização da capacidade de processamento de transações e dados de sistemas de TI, propriedade e alojados pelo Barclays para sistemas de propriedade da Absa na África do Sul.
Durante a migração, que faz parte da separação do Grupo Absa do Barclays PLC, os serviços bancários foram temporariamente indisponíveis, mas os clientes tinham sido informados com antecedência para que eles pudessem fazer arranjos alternativos.
A normalidade das operações na rede do grupo retomou esta segunda-feira, com todos os ramos aberto e todos os canais digitais e serviços ATM totalmente restaurados.
“A conclusão bem-sucedida do projecto, que era grande e complexa e um dos nossos principais projectos de platina, é outro marco significativo na separação do Absa do Barclays, deverá estar concluída em Junho de 2020, ” disse Paul O’Flaherty, Chief Executive dos Serviços de Engenharia no Grupo Absa, citado no aludido comunicado
“Isso demonstra o nosso compromisso e capacidade para garantir uma ordenada separação”, enfatizou O’Flaherty
A migração desbloqueia uma série de benefícios, incluindo uma actualização da infra-estrutura de hardware do banco, reforçada resiliência e preparação de sistemas em linha com a estratégia (API) do Absa Application Programming Interface.
Além disso, a transferência de conhecimento da equipe técnica Barclays Plc aos recursos locais permitirá flexibilidade e escalabilidade adicional e reduzir uma série de riscos.
Marcos anteriores no programa de separação incluem o lançamento da nova estratégia de negócios da Absa Março 2018, alcançando desconsolidação regulamentar, em Junho de 2018 e lançamento de uma marca actualizada em Julho de 2018, entre outros desenvolvimentos.
Redacção