Por que os jovens protestam?
Dizem que a juventude é a força motriz de qualquer sociedade. Será que apenas protestam por terem muita força? Alguns dizem que a juventude é o futuro de qualquer nação.
Bom, eu não concordaria até esgotar os meus pensamentos. A juventude é o passado, o presente e o futuro. Jovens que não entendem o passado não têm como se assentarem no presente e muito menos perspectivarem o futuro.
Não são apenas os jovens que protestam, mas o povo sofrido e cansado de maus-tratos, como mecanismo de defesa. Cada um tem uma forma de se defender e ninguém pode assistir o seu fuzilamento sabendo que consegue fugir. A nossa juventude está cansada e tenta aliviar-se por meio de cânticos, passeatas e outras formas de protesto.
Em muitos países, se não todos, os jovens colocaram o país em ordem, foram eles que impuseram em nome da liberdade, foram eles que morreram em nome da liberdade, foram eles que se entregaram em nome da liberdade e agora temos jovens em Cabo Delgado em nome da segurança do país. O que nos falta agora é uma cristalina mente e mentalidade da juventude. Já passou o tempo do sono juvenil, do relaxamento juvenil, da dependência emocional juvenil.
Enquanto os jovens dormem, os velhos estupram os seus sonhos. Enquanto os jovens se contentam com malabarismos, os velhos enganam e aprisionam os ditos “força motriz”. Ou os jovens perderam o motor e ficou apenas a carcaça? Sabemos que carro que não tem motor não leva ninguém a lugar algum. Seriam os nossos jovens com sonos infinitos?
Muitos vão perguntar porquê os jovens protestam, os megalomaníacos dirão que os jovens são vândalos, são desnorteados e apoiam a oposição porque não conhecem a oposição, são sem horizonte, não há nada que acontece ao acaso. Uma sociedade sem jovens determinados e que buscam a sua liberdade é uma sociedade mórbida, sem atracção, sem sonhos e sem esperança do amanhã.
Um jovem que não protesta é um refugiado na sua própria terra. A palavra refugiado vem do refugo, lixo. Todo jovem que não protesta não é ninguém, é lixo irreciclável, entulho e mesmo morto não há quem o desejará, até mesmo os vermes fugirão dele. Um jovem que não luta pelo bem comum, que não defende o seu povo ainda com a força que tem chegará à velhice com culpa e consciência pesada. Brevemente veremos pessoas que usarão as redes sociais ou as televisões pedindo perdão pela sua covardia e o permissionismo. Um jovem que não luta pelo bem comum mostra claramente e de forma inteligente o seu colapso mental e pensamental. Percebamos de uma vez por todas, sucessos passados nunca garantem e nem garantirão vitórias futuras. A juventude que não acorda no presente não descansa no futuro.
Fizeram-nos monstros
Contaram-nos histórias falsas. Ensinaram-nos que eles são maracutaias com o povo e quando aquele que sofre se levanta se entende como problema. Porquê? Um escravo que não sonha em voltar para a sua terra é um indivíduo perdido. Um indivíduo perdido aceita tudo com a intenção de se ver encaminhado para a sua casa e um indivíduo que protesta é um iluminado e sabe a razão da sua luta. Nenhum ser impotente sexual se preocupa em casar, pois está sem arma para atingir a presa. Quanto mais jovens protestarem, mais consciência será trazida à luz e nenhum líder será mais ditador neste país.
Jovens que não aceitam escravidão mental se livram dos déspotas. Jovens que vivem apenas do passado não têm a chance de sentar e discutir o paradeiro do país. Quem ama mais o seu partido em detrimento da nação, seja adulto ou jovem, não tem força nem dignidade para dizer algo. Portanto, só quem conhece a via tem o que dizer ao motorista para onde se vai.
Este artigo foi publicado intitulado “Por que os jovens protestam? ” foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 07 de Dezembro de 2023, na rubrica OPINIÃO.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactor favor ligar para ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Gratos pela preferência