Insurgentes fracassam nova tentativa de incursão em Niassa
Uma coluna de insurgentes foi vista a movimentar-se nas matas de Nacololo, vindos da província nortenha moçambicana do Niassa, em direcção à vizinha Cabo Delgado.
Residentes referiram que tudo indica que os insurgentes terão fracassado a sua tentativa de penetração, mais uma, na Reserva Especial de Niassa (REN), devido à presença de um forte aparato de elementos das Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique.
Residentes acreditam que foi difícil para os insurgentes se manterem nas aldeias de Niassa, por não terem conquistados simpatias dos locais.
“A vigilância comunitária e a ausência de apoio interno têm sido factores determinantes na resistência à presença de grupos armados”, sugeriu uma das fontes.
O mais recente ataque bem-sucedido dos rebeldes em Niassa ocorreu em meados de Abril, visando os povoados de de Macalange, distrito de Mecula.
O jornal Redactor recebeu, ainda este domingo (25 de Maio de 2025), informações segundo as quais os insurgentes se movimentaram pelas aldeias de Marere e Mbau, em Cabo Delgado, onde roubaram mantimentos e utensílios, para além de terem molestado alguns residentes que tentaram resistir com os seus pertences perante a investida dos invasores.
Redactor
Para ver a revista Prestígio de Maio/Junho de 2025 clique
Siga-nos no Facebook