Moçambique é um país amaldiçoado!

Cada dia chego à dolorosa conclusão que Moçambique não é um país normal. Um país que teve azar de hospedar pessoas ridículas e sem agenda.

Todos os dias ouvimos coisas horripilantes feitas pelas nossas instituições, que deveriam ser sérias. Como ter instituições sérias sem pessoas sérias?

Outro dia ouvimos, na Beira, que um empresário local estava a ser investigado porque construiu uma ponteca que beneficiaria directamente muita gente, incluindo a ele.  Os bandidos, raptores, criminosos de toda a espécie deixaram de existir na Beira. O cidadão, que o fez na boa-fé em colaboração com as autoridades municipais era o grande criminoso e tinha de ser perseguido e tratado como um inescrupuloso criminoso.

Hoje, chega-nos a notícia de que a Procuradoria em Manica processou os pais de umas crianças que encenaram (diga-se que muito bem retratado-kudus aos meninos, são supertalentosos) a actuação de alguns agentes da Polícia de Trânsito. Consta que estão em julgamento na 1ª  Secção do Tribunal da Cidade de Manica. Wow

Em Manica já não há crimes, não é? Podemos, por via desta actuação, concluir que é proibido encenar em Moçambique, expressar-se através da arte de representação?

Encenação à parte: quem não conhece aquela forma de actuar de alguns agentes da Política de Trânsito? Quem nunca teve o azar de calhar com agentes assim? A PGR em Manica não deveria investigar a actuação da Polícia de Trânsito? Consta que alguns agentes, não estando em serviço, muitas vezes interpelam condutores em roadblocks falsos. Há agentes que, simplesmente, num sábado, domingo, feriado ou na noite, pegam e si e fazem-se à estrada para extorquir os cidadãos sem estarem na escala de trabalho.  Isso não é quadrilha para delinquir? Porque se focar no mensageiro e ignorar a mensagem?

Sinceramente… quem vulgariza a PT e banaliza o Estado moçambicano são esses PTs corruptos, oportunistas e sanguessugas. 

Para que serve a PGR mesmo, que se centra em coisas acessórias e ignora o essencial? Se não sabem o que fazer, digam, vamos vos dizer o que fazer. Há corruptos, raptores, ladrões, traficantes, por investigar.  Não brinquem com nossos escassos recursos com brincadeiras.

A maior maldição de um país são as pessoas, que por sua vez fazem as instituições, contaminando-as com o seu veneno. 

Dói concluir que meu país foi amaldiçoado por gente tacanha e não séria. 

Viva o Danone e o encenador daquela actuação amadora. Viva a liberdade de expressão e de criação. 

Espero que o juiz seja uma pessoa séria e de bom-senso, e faça cair esse processo ridículo. (Moçambique é um país amaldiçoado!)

FÁTIMA MIMBIRE

https://bit.ly/3zwuAZU

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *